top of page

A atuação dos canabinoides nos distúrbios do sono


ree

Uma necessidade fisiológica, o sono é fundamental pra saúde por várias razões. Um sono de qualidade é capaz de reparar de músculos e tecidos, fortalecer o sistema imunológico, liberar hormônios importantes para a manutenção do apetite, do metabolismo e também da saúde emocional. A privação dele pode causar ansiedade, depressão, alterações de humor, ganho de peso, aumento do risco de doenças cardiovasculares por elevar a pressão arterial, além de prejudicar a memória e o aprendizado, processados durante o sono REM.


O sono REM, caracterizado pelo movimento rápido dos olhos, é o mais importante deles para essa manutenção do nosso organismo. Antes de chegar nesse estágio, passamos primeiro pelo sono leve, dividido em 2 estágios, e pelo sono profundo, para depois alcançar o sono REM. Cada estágio dura em torno de 1h30min.


O uso de canabinoides no tratamento de distúrbios do sono vem sido bastante estudado e tem se mostrado um grande aliado. O Sistema Endocanabinoide regula várias funções do nosso organismo, incluindo o sono, já que encontramos receptores CB1 em grande quantidade no cérebro.


O CBD, com seu efeito ansiolítico, reduz uma causa comum em distúrbios do sono, a ansiedade, causando relaxamento e indução do sono, podendo ajudar no tratamento de insônia. O THC, com suas propriedades sedativas, ajuda a adormecer mais rápido, além de aumentar o tempo total de duração do sono, oque pode ajudar em condições como apneia do sono, reduzindo despertares noturnos.


Os canabinoides também são capazes de atuar no Ciclo Sono-Vigília, regulando os estágios do sono, o tornando mais consistente e estável. Até mesmo na redução de pesadelos, já que o THC reduz o tempo do estágio de sono REM, no qual acontecem os sonhos.


Outro fator comum que diminui a qualidade do sono é a dor crônica, uma condição em que os canabinoides podem atuar, trazendo alívio da dor e, consequentemente, um sono mais reparador.


Priorizar boas práticas como criar um ambiente propício para dormir e evitar uso de equipamentos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de dormir acarreta em uma vida mais saudável a nível físico, emocional e cognitivo. Portanto, se você tem dificuldades para dormir ou acorda no meio da noite, procure ajuda de um profissional que irá te guiar para tratar essa necessidade tão importante do nosso organismo.


Referências


Barroso, V., et al. Cannabis Medicinal: Guia de Prescrição. Manole, 2023.


Velzeboer, R. et al. Cannabis dosing and administration for sleep: a systematic review, Sleep. 9;45(11), 2022.


AminiLari, M. et al. Medical cannabis and cannabinoids for impaired sleep: a systematic review and meta-analysis of randomized clinical trials. Sleep. 14;45(2), 2022.



Comentários


bottom of page